Reunião em Bruxelas para discutir fraude do “cavalo por vaca” | euronews, mundo
A investigação à fraude da carne de cavalo estende-se ao Reino Unido, onde as autoridades sanitárias efetuaram rusgas, esta terça-feira, num matadouro em Inglaterra e numa empresa de distribuição de carne de vaca, no País de Gales.
As duas empresas são suspeitas de fornecerem carne de cavalo para “Kebabs” e Hamburguers etiquetados como carne de vaca.
Londres retirou igualmente do mercado uma marca de almôndegas congeladas que estaria a vender porco por vaca.
Para o ministro do Ambiente britânico, Owen Paterson: “é chocante descobrir estas práticas no Reino Unido. Trata-se do primeiro incidente deste género e nós vamos continuar a fazer o acompanhamento da investigação da agência de segurança alimentar, e se ficar provado que houve fraude quero que a polícia aja em consequência”.
Até hoje, as suspeitas centravam-se apenas na carne de cavalo produzida na Roménia, apesar de Bucareste desmentir as acusações.
A França retirou ontem um novo lote de alimentos com carne de cavalo de uma cadeia de supermercados de produtos congelados, depois de ter anunciado um reforço dos controlos sobre os distribuidores de carne e de peixe.
Os ministros da Agricultura da União Europeia reúnem-se hoje, em Bruxela,s para discutir o tema, depois da Comissão Europeia ter considerado “prematura” a decisão de obrigar os fabricantes a especificar a origem dos ingredientes utilizados nos alimentos pré-cozinhados.
Mais informação sobre Alimentação, Crise alimentar, Europa, Lei
Nenhum comentário:
Postar um comentário